Café pode te manter longe de doenças neurológ

Café pode te manter longe de doenças neurológicas

O café é o queridinho de muitas pessoas para dar início ao dia, ou até mesmo para estimular a volta ao trabalho depois do almoço. Mesmo que haja controvérsias, a bebida pode trazer alguns benefícios, mas além disso, proporciona outros efeitos bons ao corpo humano, que muitas vezes não observávamos.

Por diversas vezes associamos o café apenas ao aumento da energia, entretanto, um estudo realizado por Elisabet Rothenberg, da Universidade de Kristianstad, demonstra que o café pode auxiliar a diminuir o risco de sofrer distúrbios neurodegenerativos. Ou seja, prevenir doenças como o Alzheimer ou o Parkinson.

Este fato se dá por conta dos compostos vegetais que a bebida possui, como os fitoquímicos e polifenóis.

Efeitos da bebida

O estudo demonstra que tomar a bebida regularmente possa ajudar a reduzir as doenças em até 20%. Considerando o fácil acesso que a população possui, e que é possível consumi-lo de forma diária, o benefício é grande.

Segundo os especialistas do estudo, a bebida ainda pode ter uma função benéfica em aliviar ligeiramente alguns dos sintomas das enfermidades citadas. Outra questão apontada, é que os efeitos mencionados são mais intensos nos homens do que nas mulheres, já que o estrogênio, hormônio feminino, pode interferir no efeito que o café tem no corpo humano.

É necessário salientar que mesmo com os estudos, os especialistas esclarecem que a bebida não é milagrosa, e que por isso, como em todos os outros casos relacionados a saúde, é necessário procurar um médico e avaliar com ele tudo o que será utilizado no tratamento.